sexta-feira, 26 de abril de 2013

Externato Horto Florestal ..desde 1972

 
Especial São Paulo: A região hoje (25/01/2011)
O trem parou, mas a região que permeia o Horto Florestal foi crescendo aos poucos. As casas e comércios que nasceram próximas às estações do trem foram se multiplicando.

Quando uma iniciativa do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB) fez nascer na década de 60 o Conjunto Habitacional dos Bancários, no Mandaqui, o índice populacional deu um salto considerável.

A chegada da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, do Canil da PM(1950) e da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Clube dos Oficiais)) atraiu novos moradores, em sua grande parte policiais e suas famílias.

As lojas comerciais se espalharam pelas ruas e só não chegaram onde a lei de zoneamento não permitiu. O primeiro banco Bradesco chegou em 1968 e uma agência do Itaú foi inaugurada em 1975.

Além dos bancos, muitos outros pequenos comércios estão espalhados pelos bairros do entorno do Parque do Horto Florestal: Mandaqui, Vila Rosa, Tremembé e Pedra Branca. Já o bairro do Horto Florestal é, em sua grande parte, estritamente residencial, por estar protegido por Plano Diretor.

O verde diminuiu, embora a natureza seja ainda o traço mais marcante da região. Muitos imigrantes, porém, descontentes com o crescimento do bairro, deixaram o local, alguns partindo para a Serra da Cantareira.

A Serra continua sendo lugar de charme para se morar. Elis Regina e Rita Lee moraram lá. Reduto de artistas e pessoas de poder aquisitivo elevado, a Serra ainda é um refúgio elegante para quem busca qualidade de vida e ar puro dentro do perímetro urbano.

Em nove de junho de 1994, a UNESCO declarou o Cinturão Verde da Cidade de São Paulo como Reserva da Biosfera, patrimônio da Humanidade. Porém, de uma área total de 1 milhão e 600 mil hectares, apenas 400 mil hectares estão protegidos por lei.

Assim, no início dos anos 90, os moradores da região se uniram para evitar a construção de uma avenida que extinguiria toda a área verde entre os bairros Jaçanã e o Horto Florestal. Num enorme envolvimento popular, 150 mil assinaturas foram colhidas e, apesar de até hoje ser discutida a necessidade do Rodoanel no setor Norte, seus moradores mostram-se mais preocupados com o impacto ambiental.

Com o aumento da poluição em toda a cidade, a presença da natureza nesta região está sendo cada vez mais valorizada. Famílias de classe média e classe média alta chegam ao bairro, onde constroem suas casas confortáveis em ruas tranqüilas do Tremembé, Horto Florestal e Vila Rosa, para usufruir da boa qualidade do ar deste vale privilegiado ao pé da Serra da Cantareira, a maior floresta urbana do mundo.


"Oh, Tremembé! Que maravilha, que clima, que gente boa, verdadeira Suiça Metropolitana. Tremembé, a mais bela região da Capital Bandeirante. O trabalhador vem chegando ao encontro sonhado da paisagem linda. Descansa, então, da grande caminhada e, abrindo todos os seus sentidos, se recria, vivendo com o pulmão renovado, a nova página, num ideal crescente de expandir, cantar e, enfim, viver."

Texto de contemplação ao Tremembé - bairro onde “tudo” começou - escrito pelo professor Acelino Scalquette. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário