domingo, 17 de março de 2013

Restaurante Recreio Holandês


  Restaurante Recreio Holandês    29/8/2004 - 07:45:47 | Eduardo Britto
Quando mudei para o Tremembé, em 1989, as instalações estavam abandonadas. Ali tinha funcionado o tradicional restaurante RECREIO HOLANDÊS, nascido em 1930 pelas mãos do casal Van Enck. O sr. Aart era holandês, a esposa Joana, alemã.
Como o bairro do Tremembé tinha uma sólida colônia alemã, o restaurante era frequentado tanto pelos nativos como por "turistas" que vinham de vários locais da cidade, provar o seu tradicional "pato à Califórnia" e a torta holandesa.  Aliás, não só alemães o frequentavam.
Três gerações da família Van Enck tocaram o negócio.  Muitas pessoas contam que vinham até ele, quase na esquina das avenidas Maria Amália Lopes de Azevedo e Nova Cantareira, a pé, a partir de Santana (uma senhora caminhada, possível naqueles plácidos tempos), ou pegando o trenzinho da Cantareira e descendo na estação Tremembé.
Segue uma foto do restaurante, na década de 1940 - acima.
Quem tem alguma lembrança desse restaurante?  Ou dos alemães no Tremembé?   Ou do próprio bairro?  Aguardo notícias urgentes, dos amigos do site VivaSP, para colocar no Volume 2 do livro do Tremembé.   Estou finalizando o livro, a ser lançado em Novembro.
Mais Eduardo.


email | britto@tremembe.com.br

Mais - Um dia de domingo

[imprimir]

7 comentários:

  1. Minha avô foi cozinheira do Recreio Holandes nos anos 50/60. Temos histórias e lembranças q ela contava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, vc sabe dizer qual o endereço do recreio do holandês

      Excluir
  2. Minha avô foi cozinheira do Recreio Holandes nos anos 50/60. Temos histórias e lembranças q ela contava.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se ainda existe pois costumava ir aos domingos com meus pais e adorava a canja o pato e o parquinho.
    Melhores memorias enviar por whatsapp
    999071091 c/ Viviane

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se ainda existe pois costumava ir aos domingos com meus pais e adorava a canja o pato e o parquinho.
    Melhores memorias enviar por whatsapp
    999071091 c/ Viviane

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se alguém tem a receita daquela torta holandesa que eles faziam? Tinha frutas cristalizadas e chantilly. Era uma delícia. Que saudades desse restaurante.

    ResponderExcluir
  6. Fui muito durante a minha infância, tinha um eisbein com chucrute e batatas cozidas delicioso. E em um balcão ficavam pudins deliciosos com um caldo inglês que pegávamos (eu e meus irmãos) com repetição. Esperávamos ansiosos por esta sobremesa. Pena ter fechado, era muito agradável!

    ResponderExcluir