quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Homenagem ao Tremembé nos seus 121 anos - www.znnalinha.com.br

CARINHOSA HOMENAGEM AO TREMEMBÉ NOS SEUS 121 ANOS

Bairro do Tremembé - 10/Nov/2011


Um estudo feito pelo Lions Club Tremembé apontou o ano de 1890 como o de chegada dos primeiros moradores - portugueses e italianos - à região. Nessa mesma época surgia a linha ferroviária do Tramway da Cantareira, ligando o centro da cidade ao pé da serra, facilitando o acesso. Ao comemorar 121 anos o Tremembé ganha um blog, cheio de lembranças e saudades.

R. Maria Amália Lopes Azevedo, vista da igreja S. Pedro, em 1920.

Regina Maura Mendonça, autora do blog www.tremembcantareira.blogspot.com. nasceu no Tremembé. Sua mãe, dona Hercy, professora da principal escola estadual, também nasceu no bairro, há 84 anos. Seu pai João Pedro foi liderança comunitária na região. Seu avô, Theodomiro de Moraes, abriu em 1925 a primeira farmácia na r. Mamud Rahd (que se chamava r. da Estação). No passado as famílias do Tremembé eram muito próximas, os jovens amigos casavam entre si, criando laços de parentesco entre os antigos moradores. Assim muitas fotos foram batidas, muita informação foi acumulada. "Sou memorialista. A família toda é, é genético", disse Regina. No blog ela se dedica a levantar novidades do passado tremembeense, e também da cidade de Piracaia, de onde vieram seus avôs.

A surpreendente foto acima foi tirada da r. Maria Amália Lopes de Azevedo, em 1920. Ela está na capa do volume 2 do São Paulo Tramway Tremembé, livro escrito por Eduardo Britto. Foi Regina quem a descobriu, junto com outras preciosidades, em um acervo de sua tia Maria Aparecida Ferreira Pontes, quando do seu falecimento. Essa tia guardava também uma coleção do A Voz da Cantareira, jornal local editado na década de 1940. Regina Maura fica triste ao lembrar que perdeu toda a coleção durante uma mudança.

Reproduções da r. Maria Amália L. de Azevedo, em 1920, por Regina Maura.

Assistente social aposentada da prefeitura, Regina também pinta quadros, como os que reproduzem a fotografia da r. Maria Amália Lopes de Azevedo há 90 anos. Pode-se ver que naquela época essa rua (que então se chamava av. Dr. Pedro Vicente) tinha mais árvores do que hoje. No blog Regina pretende manter viva a lembrança daquele Tremembé bucólico, que a escritora Maria José Dupret chamava de "aprazível rincão paulistano".

Regina Maura, mãe Hercy e irmã Maria Elizabeth.
Largo do Tremembé em 1939.


Minudências
@ No séc.19, antes de serem loteadas, as terras do Tremembé faziam parte da fazenda do casal Pedro Vicente de Azevedo e Maria Amália Lopes de Azevedo.
@ Pedro Vicente de Azevedo foi presidente da província de São Paulo - como se chamava o estado de São Paulo antes da Proclamação da República.
@ Maria Amália Lopes de Azevedo era filha de um médico baiano. Consta que, quando Castro Alves se feriu em acidente na cidade, ele foi tratado pelo médico conterrâneo, e flertou com Maria Amália, gerando o conhecido poema "Laço de Fita".
@ Os grandes lotes da fazenda foram comprados pelas famílias Italianas Arnoni, Rosa e Tornelli. Esses sítios geraram os bairros Vila Rosa e Vila Irmãos Arnoni.
@ Durante a década de 1910 funcionou a Cia Vila Albertina de Terrenos, da família dos Vicente de Azevedo, que vendeu lotes menores, com 500 m2.
@ Segundo o antigo morador Renato Franco, o santo da igreja do bairro, São Pedro, foi escolhido em homenagem ao patriarca Pedro Vicente de Azevedo.
@ Entre 1920 e 1970 dezenas de famílias alemãs vieram morar no Tremembé. Ainda hoje muitas permanecem, em torno da paróquia Lutherhaus Cantareira.
@ Outras nacionalidades, como polonesas, lituanas, húngaras e holandesas, vieram para a região, atraídos pelo relevo e clima piemonteses, junto à Serra da Cantareira.
@ A estação Tremembé do Tramway era a penúltima, antes da estação final Cantareira. Em Novembro de 1964 foi realizada a última viagem do trenzinho da Cantareira até o Tremembé.
@ A linha do Tramway que ligava ao Jaçanã, cantada em música por Adoniran Barbosa, era um ramal, que saía da região do Carandiru. Surgiu mais tarde, por volta de 1910.
@ O distrito do Tremembé é o 4º mais extenso, entre os 91 distritos da cidade. Sua população pelo censo IBGE 2010 é de 197.000 habitantes.
@ O Lions Club Tremembé era o principal organizador das festas de aniversário do bairro, que trazia desfiles cívicos para a r. Maria Amália Lopes de Azevedo. Há cerca de quatro anos nenhuma celebração é feita.

Visite o blog www.tremembcantareira.blogspot.comUma singela homenagem Tremembé! http://www.youtube.com/watch?v=txQDB7yoIvE&feature=related Linda melodia: Só Tu não Sentes (Costa Júnior) interpretação Izaías e seus Chorões.

Alberto Vidal
Parabéns ao ZN pela rica e ampla rede de informações ! Os subsidios que são apresentados nas matérias tem boa qualidade e de fácil interpretação . História contando história .

RINALDO SCHOUB
Regina Maura, não precisava vc dizer que é filha do querido mestre e inspetor João Pedro Mendonça.Está estampado em seu rosto, o rosto de seu pai.Parabéns por sua atuação!!! schoub

Caio MPBerzaghi
que saudades!Nasci em santana mas, com 5 anos fui morar em tremembé, dentro do parque do horto onde meu pai era ENG.AGRONOMO.Mil lembranças voltam a mente.Parabéns pelo resgate Caio

Alice Yette Doiny
Nasci e cresci em Tremembe, aos 16 anos fui morar nos Estados Unidos, guardo muitas boas lembranças de Tremembe, Dos meus bailinhos de carnaval na fazendinha,do telefone publico na farmacia do S.Osvaldo onde as pessoas formavam filas e tinham que gritar para ser ouvidas. Lembro ds matines do domingo no cine Tremembe onde assistíamos filmes de indios contra os mocinhos, da boiada que passava na av principal, do Benda que concertava guarda chuva, do predio que foi destruido enfrente de casa, do colegio do S.Rafael onde eu estudei...sao inumeras as boas lembranças que guardo de Tremembe

Jos Roberto Valente
Meus amigos, Nelson e Adilson foi no Tremembé que germinou a semente da nossa amizade até o presente e espero que seja assim pra sempre.

NELSON TAPIAS GOMES
Assim como meu bom amigo A.Doiny eu também tive minha infância e juventude nesse belo bairro, onde estudamos no antigo Fazendinha (que virou um posto), no Arnaldo Barreto (agora centro cultural,frente igreja), no ex ginásio Tremembé (hoje academia), jogando bola com o filho do técnico Brandão,e do O.Zambom (falecidos)- da única farmácia, com telefone público do bairro, amigos do Dr. Marçal (único médico da região). Lembro do 4º centenário do Corinthians, comemorado no casarão com piscina que depois virou o Pão de Açucar. Lembro do Recreio Holandês, do Silvicultura no Horto, das festas no clube Tremembé e no Alpes da Cantareira, da mata e árvores derrubadas pra virar o Palmas, da bomba de gasolina avulsa da Fazendinha, do prédio que virou o MDonalds, dos sobradinhos do alemão na Rua Maria Amália (que hoje tem bar noturno e o restaurante japonês). Pelas raizes, gente, amigos, família e por ainda ser um recanto na cidade, adoro nosso Tremembé.

Francisca Castilho Alcantara
minha mãe naceu na vila Albertina meus avós erão portugueses, eo morei 32-anos na vila albertina,tenho 3- filhos que morão no tremenbe amo tremenbe.

ADILSON DOINY
EU TIVE MUITA SORTE NA MINHA VIDA.,OS MEUS PRIMEIROS 18 ANOS DA MINHA VIDA FOI AI NO BAIRRO DA ZONA NORTE, O "TREMEMBE" DESFRUTEI AS ESCOLAS, AMIGOS, A FAZENDINHA, A CONCENTRACAO DO CORINTHIANS E DO PALMEIRAS, COM O GRANDE OSVALDO BRANDAO. SO POSSO DIZER QUE TENHO BOAS MEMORIAS, NUNCA VOU ESQUECER DA BOIADA PASSANDO PELA FAZENDINHA. ABS DO AMIGO E ANTIGO MORADOR DESTE GRANDE BAIRRO. HOJE VIVO NOS ESTADOS UNIDOS POR 45 ANOS, MAIS NUNCA ESQUECEREI AS MINHAS RAIZES NO NOSSO TREMEMBE.

Jos Carlos BARRETO
Parabéns pela materia e pela pesquisa e a todos envolvidos

Rafael L Caso
Estou aqui há 63 anos, não conseguiria viver em outro local. Amo o Tremembé e seus moradores, gente simples e afável. Parabéns à Regina pela qualidade de sua obra. Lembro muito de seu pai, pessoa disciplinadora, justo e muuuuuuiiiito educado.

Emlio F Cristiano
121 anos que comemoramos o aniversario TREMEMBÉ,parabens a todos os moradores deste ótimo bairro!

Valkiria Santos
Parabéns ao bairro Tremembé pelos seus 121 anos,parece que foi ontem em que, estive interna no colégio Santa Gema,ao qual já fazem mais de 60 anos e ainda guardo fotos,na escadaria e de unifor- me,porisso,é preciso ter saudades prá cair na realidade e poder olhar prá tras,trás tão perto a lembrança do dis- tante,confirmando a grandeza do constan- te.

Francisco Roberto C E Santo
Essas mulheres maravilhosas, merecem respeito, carinho e reconhecimento. Para elas, não existe tempo, embora o tempo passe. São mulheres fadas, iluminadas por suas expressões simples, altivas e cativantes. Quem bom que o "Tremembé da Cantareira" meu "pedacinho de chão" amado, tem vocês por perto.

Maria Jos N de Mendona
Regina, amei e estou emocionada. relembrando meus momentos aí no Tremembécom esta família que me acolheu como filha.

Regina Maura Mendona Coelho M
Fico imensamente agradecida com esta homenagem ...com certeza sigo seu caminho Eduardo Brito, que soube com tanta sensibilidade perceber como e´linda esta região ...e quantas histórias temos para contar.Conte sempre com o apoio de nossa família .... 2025 ...quem sabe......

Total 16 comentários postados aqui até agora.

Parceiros








Nenhum comentário:

Postar um comentário